Pular para o conteúdo principal

Dolores e seus Temores (2006-2008)



Dolores e seus Temores foi um divisor de águas dentro da companhia!

Este foi nosso primeiro projeto viabilizado por meio de incentivo fiscal, através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, o qual fomos contemplados. E, também, porque marcou a solidificação de nossa pesquisa em teatro para crianças, reforçando nosso propósito em aliar as formas animadas ao trabalho de ator.

Produzir este espetáculo foi singular, pois todos da equipe participaram efetivamente do processo de criação, desde os bonecos até as cenas finais.

Outro fator importante é o imenso carinho que temos por esse espetáculo por se tratar da versão cênica do livro de Gílian Carraro, nossa querida autora de Dolores e seus temores - uma história bem-assombrada.

Este espetáculo permanece em repertório desde então e, em breve, pretendemos voltar em cartaz com reformulações!


Alguém pode imaginar uma menina que não consegue terminar suas brincadeiras porque tem medo de tudo à sua volta? Dorme de luz acesa e até vê monstros debaixo de sua cama? Assim é Dolores, nossa personagem. Mas ela conta com a ajuda de alguém muito especial para contornar este PROBLEMÃO: a sua Tia Lili.

Esta é a história que Gílian criou para retratar os medos concretos e imaginários vividos pelas crianças, identificando caminhos para a superação de um modo altamente lúdico e instrutivo. O livro tem ilustrações de Marcelo Lopes, com diagramação do Estúdio Arte & Design e impressão da Estética Gráfica. Trata-se de um empreendimento independente de Galvani Carraro Júnior – irmão e detentor dos direitos da obra de Gílian Carraro – lançado em 23 de setembro de 2006, na Biblioteca Pública do Paraná.


Em abril de 2006, a ALAMEDA Cia. Teatral foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Este Prêmio (de âmbito nacional) foi auferido apenas para oito Companhias de Teatro Paranaenses, sendo quatro de Curitiba, de um montante acima de trezentos projetos enviados pela Região (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais).

Dolores e seus Temores marca uma respeitável etapa no desenvolvimento da ALAMEDA Cia. Teatral.

Através deste importante Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, foi possível transformar em realidade a transposição desta delicada história para o palco, dando um pouco mais de calor às criações tão singelas e tocantes de Gílian Carraro.

Além do mais, essa é uma oportunidade maravilhosa de expor um pouco dos nossos medos e tentar encará-los de maneira decisiva. O medo de errar, sempre presente em nossos dias, fica menor quando encarado de frente.

E a possibilidade em falar de perto para e com as crianças nos faz perceber que estes MEDÕES não passam de medinhos à toa; que o erro é parte do nosso constante aprendizado e do nosso crescimento.

Então, este espetáculo pretende passear por vários lugares, indo e vindo sem muita parada, pois almejamos que ele esteja muito perto das crianças ajudando-as a perceber que gente grande também tem medo, só que – às vezes – disfarça.

Dolores e seus Temores estreou em 26 de Agosto de 2006 no Teatro Cultura – Largo da Ordem, onde realizou também uma curta temporada na Semana das Crianças (de 09 a 15 de Outubro).

Este é um espetáculo com Bonecos, Figuras Coloridas e Sombras voltado, principalmente, para crianças a partir dos 03 anos de idade, com duração de 35 minutos.


O espetáculo realizou apresentações gratuitas para Instituições de atendimento aos carentes como:

ACRIDAS;
Lar Batista Esperança;
Escola de Educação Especial Ali Bark;
Creche Miriam;
Lar de Meninas Santos Dumont;
FAS – Fundação de Ação Social de Curitiba – Regional Cajuru.

Além disso, fez apresentações nos seguintes eventos:

Festival Metropolitano de Teatro de Campo Largo/PR;
Festival de Artes Cênicas de Pinhais/PR;
Festival Metropolitano de Artes Cênicas Eliseu Voronkoff, de Araucária/PR;
Festival de Teatro de São Mateus/PR;
Teatro para o Povo – Centro Cultural Teatro Guaíra, dia 29 de Outubro de 2006;
16º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba - Centro Cultural Teatro Guaíra, 2007; FESTENECO - Festa do Teatro de Bonecos - Teatro José Maria Santos, 2007;
Semana da Criança nas cidades gêmeas Porto União/SC-União da Vitória/PR, em outubro de 2007.

Após cada apresentação, convidamos o público presente a “passear” pelo cenário, visitando e conhecendo os bonecos, os bastidores e os segredos da peça, revelando um pouco da magia que o teatro de formas animadas proporciona .

Texto de Gílian Carraro
Adaptação de Cristóvão de Oliveira
Direção de Cristóvão de Oliveira e Lucilla Seluniaki
com: Fernanda Magnani, Galvani Júnior, Carolina Maia e Luciana Dal Ri (depois Lucilla Seluniaki)
Figurino e Maquiagem de Cristóvão de Oliveira
Iluminação de Fábia Regina
Sonoplastia de Adriano Esturilho
Cenografia de Alfredo Gomes
Cenotécnico: Adilson Magrão
Traquitanas de Adilson Magrão e Dalton Nunes
Modelagens de Adriane Klingenfus
Design Gráfico e ilustrações de Marcelo Lopes - Estúdio Arte & Design










Comentários

Eu adoraria ver a peça , pois conheci Gilian e sei o quão especial ela foi...

Grata,

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação na Escola Municipal Paranavaí dia 30/08/2016 (Curitiba)

Hoje na escola Municipal Paranavaí , duas lindas apresentações para os alunos!!!!! 800 crianças

Comemorando 04 anos em Cartaz!!!!

O Espetáculo Para onde vão os brinquedos? Está comemorando 04 anos em cartaz no mês de setembro de 2014!!! Neste ano de 2014 participamos do Edital da FCC de Difusão em Teatro, apresentando o Espetáculo para 22 CMEIs e 2 oficinas.  confira as fotos!!!!!! Para Onde vão os Brinquedos? Espetáculo para crianças a partir de 4 anos, realizando 22 apresentações, designadas pela Fundação Cultural. 1)CMEI Jardim Paranaense - Boqueirão - para todas as crianças - dia 16/01/2014 as 9h 2)CMEI  Ligia Carneiro - Santa Felicidade - para todas as crianças - dia 16/01/2014 as 14h30 3)CMEI Campo Alto - Boa Vista - para todas as crianças - dia 17/01/2014 as 10h 4)CMEI Guilherme Canto Darin - Parolim - para todas as crianças - dia 17/01/2014 as 15h 5)CMEI Autodromo - Vila Autodromo - para todas as crianças - dia 21/01/2014 as 9h30 6)CMEI Moradias da Ordem - Tatuquara - dia 21/01/2014 as 15h 7)Rua da Cidadania da Fazendinha - auditório - dia 23

Cafés Malditos- participação no 16º Festival de Pinhais - 2023

 Participação do Espetáculo Caƒés Malditos no 16º Festival de Pinhais Indicado ao Premios: Melhor Caracterização -  Ganhamos Melhor Dramaturgia Melhor Direção - Ganhamos Melhor Tecnica Melhor Espetáculo - Ganhamos Melhor Ator A APRESENTAÇÃO A PREMIAÇÃO VIDEOS