Pular para o conteúdo principal

TEATRO: MISTERIOS DE UM OFÍCIO POÉTICO A Periplo, Compañia Teatral volta ao Brasil

TEATRO: MISTERIOS DE UM OFÍCIO POÉTICO
Periplo, Compañia Teatral volta ao Brasil

A FAP traz, com exclusividade, o grupo argentino Periplo, Compañia Teatral, de Buenos Aires, para lançar seu livro Teatro: mistérios de um ofício poético. No evento, o grupo fará leitura de trechos da obra e exibirá vídeos sobre sua trajetória com recortes de seus espetáculos. Além disso, farão uma Demonstração Técnica de Trabalho onde expõem parte dos princípios técnicos e criativos que compõem sua linguagem.
Na programação ainda consta a oficina O Ator no Trabalho sobre Si que será oferecida para atores, estudantes e pesquisadores da disciplina teatral.
Para quem ainda não conhece o trabalho do grupo, é uma boa oportunidade já que a Periplo é um dos mais importantes grupos teatrais da Argentina, conhecido internacionalmente. Com uma trajetória que soma dezesseis anos de atividade, a Periplo, Compañia Teatral desenvolve uma poética própria para o trabalho do ator
A produção da Periplo manifesta-se em três eixos fundamentais: a criação de espetáculos próprios, sua atividade pedagógica à nível nacional e internacional e a elaboração de distintos materiais teóricos e de registro que tendem a sintetizar pontos do trabalho, novas interrogações e conclusões que, no decorrer do percurso, a Companhia vai alcançando.

SOBRE O LIVRO
TEATRO, misterios de un oficio poético é um livro polifônico, uma obra que nasce da reflexão ativa sobre a prática teatral e é consequência de um concentrado período onde Periplo, Compañia Teatral compartilha visões, palpites, inspirações, elaborações e vacilações sobre sua arte e exploração teatral.
Uma síntese de sua trajetória como Periplo, Compañia Teatral. Expedição ao passado que terminou sendo uma aventura presente e oportunidade única para colocar a própria experiência em perspectiva.
Assim, ao longo dos diferentes capítulos, se derramam reflexões teóricas e chaves sobre o ofício/técnica do ator e do diretor; enfoques artísticos e pedagógicos; crônicas; reflexos de seus espetáculos, dramaturgias e processo criativos; gráficos; diálogos e entrevistas.
Uma criação motivada por uma obstinação compartilhada.
Periplo, sua poética e a relação com o mistério.

SOBRE A OFICINA

O trabalho sobre o corpo não tem só uma finalidade. A habilidade física não basta, é preciso que o corpo possa se fazer instrumento e, como dizia Stanislavski, portador do tempo-ritmo que é plasticidade no corpo mas não só plasticidade do corpo.
Deste ponto de vista, serão abordadas diferentes exercitações e linhas de ações simples, que convidam o ator a reconhecer os pontos de excessiva tensão ou relaxamento que o interferem, impedindo-o e transitar continuamente nos diversos momentos que podem constituir uma situação dramática. Serão abordados, também, diferentes princípios que permitem ao ator gerar a projeção, circulação e manejo necessário de energia para estar em cena.
O trabalho terá como um de seus eixos o vínculo entre o peso e os apoios. Sobre esta relação dinâmica, cada participante será instigado a ajustar o retorno sobre si e a disponibilidade para reagir aos estímulos que a realidade oferece. No desenvolvimento da jornada se levantarão consignas pessoais que orientem cada processo de trabalho, na possibilidade de ampliar o registro e a capacidade de acumulação e transformação em trânsito.
A oficina é conduzida por Diego Cazabat e Andrea Ojeda, sob colaboração de Hugo De Bernardi e Julieta Fassone.

SERVIÇO
Lançamento do livro Teatro: mistérios de um ofício poético
Data: 24 de setembro de 2011
Horário: 20h
Local: TELAB – Teatro Laboratório da FAP (Faculdade de Artes do Paraná)
Entrada Franca
Valor do livro: R$ 35,00

Oficina O Trabalho do Ator sobre Si
Data: 26 de setembro de 2011
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: FAP – Faculdade de Artes do Paraná
Valor: R$ 30,00
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Protocolo da FAP até o dia 23/09. Haverá certificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação na Escola Municipal Paranavaí dia 30/08/2016 (Curitiba)

Hoje na escola Municipal Paranavaí , duas lindas apresentações para os alunos!!!!! 800 crianças

Comemorando 04 anos em Cartaz!!!!

O Espetáculo Para onde vão os brinquedos? Está comemorando 04 anos em cartaz no mês de setembro de 2014!!! Neste ano de 2014 participamos do Edital da FCC de Difusão em Teatro, apresentando o Espetáculo para 22 CMEIs e 2 oficinas.  confira as fotos!!!!!! Para Onde vão os Brinquedos? Espetáculo para crianças a partir de 4 anos, realizando 22 apresentações, designadas pela Fundação Cultural. 1)CMEI Jardim Paranaense - Boqueirão - para todas as crianças - dia 16/01/2014 as 9h 2)CMEI  Ligia Carneiro - Santa Felicidade - para todas as crianças - dia 16/01/2014 as 14h30 3)CMEI Campo Alto - Boa Vista - para todas as crianças - dia 17/01/2014 as 10h 4)CMEI Guilherme Canto Darin - Parolim - para todas as crianças - dia 17/01/2014 as 15h 5)CMEI Autodromo - Vila Autodromo - para todas as crianças - dia 21/01/2014 as 9h30 6)CMEI Moradias da Ordem - Tatuquara - dia 21/01/2014 as 15h 7)Rua da Cidadania da Fazendinha - auditório - dia 23

Cafés Malditos- participação no 16º Festival de Pinhais - 2023

 Participação do Espetáculo Caƒés Malditos no 16º Festival de Pinhais Indicado ao Premios: Melhor Caracterização -  Ganhamos Melhor Dramaturgia Melhor Direção - Ganhamos Melhor Tecnica Melhor Espetáculo - Ganhamos Melhor Ator A APRESENTAÇÃO A PREMIAÇÃO VIDEOS